2.2 - Objetivo
O Curso Técnico em Logística tem como objetivo formar profissionais empreendedores, promovendo a construção de competências que contemplem habilidades, conhecimentos e comportamentos que atendam às demandas do setor de gestão das operações logísticas, de forma que possam ocupar uma posição de destaque no ciclo de desenvolvimento e crescimento das empresas.
Requisitos de Acesso
Os candidatos à matrícula deverão reunir os seguintes requisitos de acesso:
- Apresentar comprovante de Ensino Médio, modalidades regular ou de Educação de Jovens e Adultos, nas especificações de em curso ou concluído, conforme o caso.
- Quando o número de candidatos for superior ao número de vagas ofertadas na Escola Estadual, será realizado sorteio observando-se os princípios da transparência e publicidade.
O curso de Técnico em Logística autorizado pela Secretaria de Estado de Educação, pertence ao Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios e será ofertado em escolas da rede estadual de ensino na modalidade presencial com carga horária total de 800 horas, dividida em 2 (dois) módulos semestrais. O curso desenvolver-se-á conforme indicado no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e na Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012 que Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
A oferta do curso de Técnico em Logística na rede estadual integra os programas e ações do governo de Minas Gerais de democratização do acesso à educação profissional e tecnológica para públicos diversos. Foi escolhido para especializar aperfeiçoar e atualizar jovens adultos trabalhadores visando a sua inserção e/ou melhor desempenho no exercício do trabalho no Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios.
A visão da logística propicia uma percepção sistêmica das organizações nos níveis produtivo e administrativo, trabalha a integração de seus processos internos e externos, envolvendo a camada de clientes e fornecedores e, perpassando e integrando os níveis estratégicos, táticos e operacionais das empresas.
Perfil Profissional de Conclusão
O Técnico em Logística realiza procedimentos de transportes, armazenamento e distribuição das cadeias de suprimentos; agenda programa de manutenção de máquinas e equipamentos; supervisiona processos de compras, recebimento, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos; presta serviços de atendimento aos clientes.
Assistente de Logística
Ao final do Módulo I o Assistente de Logística será capaz de:
Interpretar processos operacionais para controle, negociação e tomada de decisão de compra;
Estabelecer programação das quantidades a serem compradas, utilizando conceitos de: lotes, material estratégico, estoque técnico;
Ter postura profissional e ética;
Analisar os Sistemas de Administração da Produção e suas variáveis que influem nos processos produtivos;
Apoiar tecnicamente nas estratégias e sistemas de estoque e manuseios de cargas, no controle do armazenamento da produção e na organização e gerenciamento do sistema de embalagens;
Contextualizar os fundamentos da administração de materiais e de estoques;
Ter boa comunicação oral e escrita;
Auxiliar no gerenciamento do setor de suprimentos da empresa para garantir eficiência e eficácia;
Conhecer normas e procedimentos para segurança no ambiente de trabalho para controle de riscos e prevenir acidentes.
Técnico em Logística
Ao final do curso, cumpridos os Módulos I e II, além das competências atribuídas ao Assistente de Logística, o Técnico em Logística será capaz de:
Analisar processos, operações e negociações envolvidos na gestão da cadeia de suprimentos;
Interpretar processos envolvidos nas operações de importação e exportação;
Interpretar os princípios da logística reversa da pós-venda e pós-consumo;
Estabelecer relações entre a política de qualidade da empresa e as operações logísticas de: entrada, transformação e saída;
Controlar patrimônio nas organizações para eficiência e eficácia em suas atividades;
Realizar atividades do cadastro de fornecedores ao registro de compras;
Processar os pedidos para aquisição e negociação no setor de compras;
Classificar e registrar materiais com base na padronização e normalização;
Realizar processo de compras com base nos aspectos legais;
Adequar os materiais, classificando-os de acordo com demanda valorizada e custos;
Calcular corretamente custos de materiais, considerando custos diretos, de preparação e manutenção;
Assessorar na realização de diagnósticos e projetos logísticos, sob supervisão;
Correlacionar documentos fiscais, base de cálculo dos impostos e respectivos valores.