Sala de Aula‎ > ‎Português‎ > ‎2-Como Ensinar‎ > ‎

Formação de professores em produção de textos

Provocação
Apesar de não produzir textos em diferentes gêneros nem ter a leitura como hábito, é possível ensinar seus alunos a produzir bons textos?

Sim, desde que você esteja disposto a rever sua relação com a leitura e a escrita e se atualize em relação aos conhecimentos didáticos sobre produção de texto, participando ativamente da formação continuada. Muitos professores, quando estudantes, não aprenderam a produzir textos em diferentes gêneros porque a escola pela qual passaram não trabalhava com essa concepção de ensino, focando muito mais os aspectos estruturais e normativos da língua. Para reverter esse quadro e assegurar que seus alunos aprendam a escrever bons textos é necessário desenvolver familiaridade com o mundo dos textos e seus respectivos comportamentos leitores e escritores na formação continuada. Nesse caso, os especialistas recomendam que os formadores trabalhem com a dupla conceitualização, uma estratégia na qual os professores primeiramente experimentam o que é escrever um texto em determinado gênero, com destinatário definido, reelaborando o conceito de escrita e, em seguida, problematizam como ensinar este conteúdo.

Palavra de especialista
Como formar professores leitores e escritores (por Beatriz Gouveia, em vídeo)
Um caso de tematização da prática conduzido (por Telma Weisz, em vídeo)

Reportagens
Dupla conceitualização: as condições didáticas e o objeto de ensino 
O gestor e o ensino da língua
Todos aprenderam a produzir textos
Formação de professores e alunos escritores

Comments