Sala de Aula‎ > ‎Português‎ > ‎2-Como Ensinar‎ > ‎

Da reescrita à autoria

Provocação
A reescrita inibe a criatividade do aluno?

Não. Ao reescrever a versão pessoal de uma história conhecida ou com alterações solicitadas pelo professor, como a mudança de cenário, de tempo ou de narrador, o aluno pode realizar um grande esforço criativo para conseguir reconstruir a mesma história e não perder a coerência. Esse processo, baseado em diferentes maneiras de reescrever um texto-fonte, é parte integrante do percurso de autoria, que pode ser construída com muita prática e reflexão.

Ponto de partida
Ser autor exige pensar no enredo e na estrutura

A reescrita
Palavra de especialista
A reescrita no percurso de autoria (por Débora Rana, em vídeo)
Como ler para escrever bons textos? (por Débora Rana, em vídeo) 
Atividade de reescrita coletiva com alunos de uma 3ª série (por Bia Gouveia, em vídeo)

Reportagens 
Como reescrever um texto mudando o narrador
 
Contos 2.0

Projetos didáticos
Reescrita com personagem-narrador
A caminho da autoria
O Velho Chico dá assunto para muita escrita e leitura
Reescrevendo histórias

A produção de textos literários
Reportagem
Ler para escrever 

Sequências didáticas 
Leitura para refletir sobre a escrita
Comparando diferentes versões de Pinóquio

Atividades permanentes
Contos sem mistério algum 
Os poetas e o fazer poético
O que cabe na lata do poeta?

A produção de textos informativos em contexto de estudos

Palavra de especialista
Delia Lerner: ler e escrever em contexto de estudo

Reportagem 
Raio X da notícia

Atividade permanente 
Leitura de textos informativos
Leitura de textos informativos (em vídeo)

Sequência didática
Leitura e escrita de textos informativos
Vasculhando a rede

Comments