CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

A primeira turma de ensino formal em Divisa Alegre surgiu em meados de 1964, então distrito de Águas Vermelhas – MG, a passos lentos e inseguros. As salas de aula eram cedidas pelos moradores e funcionavam em diferentes lugares.

As primeiras 03 turmas da alfabetização e 2ª série tinham como professoras a Srª Edeilza Gomes Spósito, Srª Glória e Srª Vera Pascoal. Os custos com o pagamento das docentes eram arcados pela Prefeitura de Águas Vermelhas.

Com o aumento contínuo da demanda pelo ensino as turmas passaram a ser multiseriadas, com alunos de 1ª e 2ª série juntos em uma mesma sala e uma professora, que se desdobrava para atendê-los individualmente, desde o pegar na mão rígida e sem jeito, para ensinar a segurar o lápis ao fazer a escrita das primeiras letras acanhadas e trôpegas até o juntar das letras na formação das sílabas do tão famoso bé a bá.

A população crescia graças ao fato de estar às margens da BR 116, e mais uma vez viu-se a necessidade de ampliar espaços e turmas. Tornava-se urgente a construção de salas de aula que pudessem atender ao crescente número de alunos e como também para organizar e dar início a uma escola. Foram construídas através da gestão do então prefeito de Águas Vermelhas, Sr. Laurentino José de Almeida, 03 salas de aula que atendiam de 1ª a 3ª série e, uma sala que funcionava como secretaria.

A grande conquista foi celebrada com uma festa de inauguração em 1967. As salas de aula outrora municipais passam a ser então: ESCOLAS COMBINADAS DE DIVISA ALEGRE tendo como primeira coordenadora a Srª Pierina Almeida Galvão e posteriormente Srª Olindina da Costa Coelho como primeira diretora.

Ainda de acordo com Nelson José de Sousa a escola era cercada de arame farpado e, segundo conta, era preciso passar por baixo da cerca e, alguns colegas seus muitas vezes seguravam o arame para que outros passassem.

Só, alguns anos depois é que foram construídos 02 banheiros, chamados de “privada”, que na realidade era uma espécie de fossa séptica. Havia um espaço que era utilizado como sala de professores, mas, não havia cadeiras para sentar. As professoras, na hora do recreio sentavam-se no chão

Nos anos seguintes foram se incorporando novas séries – 5ª a 8ª. O ensino médio chegou através do ensino Médio Itinerante. E assim, no andar lento dos passos surgiu em Escola Estadual de Divisa Alegre.

Comments