USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO - NTCIS

Considerando a informática educativa como fator real na sociedade e que a escola não pode negar e nem fingir que não existe, torna-se imprescindível que os educadores busquem o aperfeiçoamento e a abertura para as novas tecnologias em prol da educação, pois as mudanças provocadas pela incorporação das mesmas ao processo de ensino aprendizagem não é apenas um meio de apoio didático, mas sim uma nova prática pedagógica.

Estudos demonstram que a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs), como ferramenta, traz enorme contribuição para a prática escolar em qualquer nível de ensino. Essa utilização apresenta múltiplas possibilidades que poderão ser realizadas segundo uma determinada concepção de educação que perpassa qualquer atividade escolar.

Portanto, o uso das NTICs na educação deve ter como objetivo mediar à construção do processo de conceituação dos alunos, buscando a promoção da aprendizagem e desenvolvendo habilidades importantes para que ele participe da sociedade do conhecimento e não simplesmente facilitando o seu processo de ensino e de aprendizagem.

O professor deve entender que a utilização das NTICs na educação não garantirá por si só a aprendizagem dos alunos, pois as mesmas são instrumentos de ensino que podem e devem estar a serviço do processo de construção e apropriação do conhecimento dos aprendizes.

A Escola Estadual de Divisa Alegre proporcionará o tempo e espaço para uma sólida formação dos professores, por meios próprios, com parcerias com a SEE e a SRE para que eles possam utilizá-las de uma forma responsável e com potencialidades pedagógicas verdadeiras, não sendo utilizadas apenas como máquinas divertidas e agradáveis para passar o tempo.

Comments