ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA

A organização pedagógica está relacionada às questões de ensino aprendizagem e currículo, ao desenvolvimento pedagógico enfim a todos os processos relacionados com o processo de ensino aprendizagem.

Fazem parte da organização pedagógica os Especialistas, o Diretor, os vice-diretores e os professores de uso na biblioteca, professores de apoio ou interpretes de libras e outros quando houver.

 

ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO ESCOLAR

      A EE de Divisa Alegre tem o seu tempo escolar organizado no regime de progressão parcial com distribuição de aulas de cinqüenta minutos e jornada de quatro horas de trabalho diário, excluído o tempo destinado ao recreio, para tanto será assegurado à duração da semana letiva de cinco dias.

As atividades extraclasse serão valorizadas da mesma forma que as atividades intra-classe, porém é necessário que o professor busque sempre a utilização de outros espaços de aprendizagem que vá além da sala de aula. A exploração da comunidade local deve estar presente no planejamento das aulas ao longo do ano letivo. Visitas a teatro, jardim zoológico, biblioteca pública, museu, excursões devem ser usados como atividade de cultura enriquecendo a aprendizagem do aluno

Nas aulas de Educação Física é necessária observar que a EE de Divisa Alegre não possui quadra poliesportiva, portanto as aulas deverão ser organizadas de maneira tal, que haja adaptação dos conteúdos ao espaço existente, buscando sempre a participação de todos os alunos de forma inclusiva. Quanto da utilização de outros espaços que não o da escola, será necessário que haja planejamento específico, autorização dos pais e acompanhamento dos especialistas.

        Na Educação de Jovens e Adultos – EJA a jornada escolar será de módulos aulas de quarenta minutos.

As modalidades de ensino terá jornada aula de cinqüenta minutos.


MODALIDADES DE ENSINO

 I – ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: etapa de escolarização obrigatória deve comprometer-se com uma educação com qualidade social e garantir ao educando:

I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, com pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

III - a aquisição de conhecimentos e habilidades, e a formação de atitudes e valores, como instrumentos para uma visão crítica do mundo;

IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

O Ensino Fundamental deve promover um trabalho educativo de inclusão, que reconheça e valorize as experiências e habilidades individuais do aluno, atendendo às suas diferenças e necessidades específicas, possibilitando, assim, a construção de uma cultura escolar acolhedora, respeitosa e garantidora do direito a uma educação que seja relevante, pertinente e equitativa.

Tendo em vista que o Ensino Fundamental de 9 anos se estrutura em 4 ciclos de escolaridade e que a EE de Divisa Alegre atende apenas os anos finais do ensino fundamental o que representa 2 ciclos de escolaridade:

I - O ciclo Intermediário com duração de 2 anos de escolaridade, 6º e 7º ano;

II – O ciclo de consolidação com duração de 2 anos de escolaridade, 8º e 9º ano.

Os Ciclos Intermediário e da Consolidação devem ampliar e intensificar, gradativamente, o processo educativo no Ensino Fundamental, bem como considerar o princípio da continuidade da aprendizagem, garantindo a consolidação da formação do aluno nas competências e habilidades indispensáveis ao prosseguimento de estudos no Ensino Médio.

II – ENSINO MÉDIO REGULAR; etapa conclusiva da Educação Básica possui duração de 3 (três) anos e tem por finalidade: 

I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; 

II - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática; 

III - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar a novas condições de ocupação ou de aperfeiçoamento posteriores; 

IV - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. 

A E.E de Divisa Alegre proverá ensino de qualidade, de forma a ampliar o acesso e as taxas de conclusão e garantir a melhoria da eficiência no uso dos recursos disponíveis e na proficiência dos alunos.

III – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA; Destina-se àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria. Na EEDA a EJA é oferecida por meio de curso presencial. A idade mínima para matricula em cursos de ensino fundamental e médio é de 15 e 18 anos aos respectivamente. O curso presencial da EJA terá a seguinte organização:

I - curso presencial dos anos finais do Ensino Fundamental, com duração de 02 (dois) anos letivos, organizados em 04(quatro) períodos semestrais; 

II - curso presencial do Ensino Médio, com duração de 01 (um) ano e meio, organizado em 03 (três) períodos semestrais. 

EDUCAÇÃO ESPECIAL 

Modalidade transversal a todas as etapas e modalidades de ensino é parte integrante da educação regular, destinada aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

A EE de Divisa Alegre garantirá acesso, percurso e permanência aos alunos especiais, garantindo o processo de inclusão por meio de um atendimento educacional especializado/individualizado, observando aspectos pedagógicos e de rede física, professor de apoio e sala de recurso de acordo com a necessidade do educando e a disponibilização do Sistema Mineiro de Educação,

Para tanto,haverá elaboração e execução de Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para os alunos com deficiência comprovada por laudo médico, constando preferencialmente o Código Internacional da Doença (CID), que forem matriculados na EE de Divisa Alegre, assim, esses alunos terão assegurados seus direitos de acordo com a legislação vigente.

     O atendimento será organizado a partir de entrevista da Equipe Pedagógica da Escola (Diretor, Especialista da Educação Básica e Professores) junto com os pais e/ou responsáveis para sondagem das expectativas destes em relação à Escola e ao repasse de informações. Feito isso, será elaborado um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) de cada um desses alunos, onde constarão objetivos, metas, conteúdos e formas de avaliação possíveis.