IDENTIDADE INSTITUCIONAL

A identidade Institucional confere singularidade a E.E. de Divisa Alegre e traduz o que se considera o ideal pedagógico da escola. Esse ideal está representado na função social da escola, nos compromissos pedagógicos e nos valores culturais. A função social define o sentido da existência da escola para a comunidade na qual está inserida; os compromissos pedagógicos indicam, após uma releitura do passado, a situação desejável para o presente e as projeções para o futuro; e os valores culturais constituem o parâmetro para delimitação do que pode ser tomado como sensato e adequado ao contexto sócio-histórico-cultural.

A escola como sendo parte integrante de uma sociedade em constantes transformações, traz consigo informações construídas em todos os momentos históricos. Neste sentido a história da escola se mistura a história da comunidade local. Portanto o processo de reconstrução da identidade institucional é o de investigar os aspectos sociais, históricos e culturais internos e externos à escola que lhe conferem um sentido único no cenário social que ela faz parte.

O processo de investigação elucida dados relacionados ao público-alvo, prestígio social, os valores alicerçados ao longo do tempo, as práticas, as relações interpessoais, os costumes, a gestão administrativo-pedagógica articulado aos processos de inserção social, a ascensão dos egressos, enfim é um levantamento onde a própria escola busca manter viva a sua própria história.

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