Início‎ > ‎

Noticias

Diário Escolar Digital

postado em 14 de jul de 2017 05:28 por Fabrizio Ferreira   [ 14 de jul de 2017 05:29 atualizado‎(s)‎ ]



Diário Escolar Digital é uma plataforma idealizada pela Secretaria de Estado de Educação e desenvolvida pela Prodemge cuja proposta é ampliar a interação entre estudantes, pais, responsáveis e profissionais da educação (Professores, Especialistas, Diretores e Secretários de Escola).

O Diário permite agilidade na coleta de dados e melhor gerenciamento de frequência do estudante e seu desempenho acadêmico, coletando dados para o Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE).

O SIMADE reúne dados de gestão pedagógica e de parte da rotina administrativa das escolas, visando à proposição de políticas educacionais adequadas as diferentes realidades das escolas da rede pública estadual. 

Importante ressaltar que a ferramenta está sendo implantada de forma gradativa .  Assim a Secretaria de Estado de Educação pede a compreensão e a colaboração de todos, se colocando à disposição para aprimorar a ferramenta. Reclamações, dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para o email: diarioescolardigital@educacao.mg.gov.br.  

Saiba mais sobre o Diário Escolar Digital AQUI

5 Dicas de aplicativos gratuitos para montar plano de estudo

postado em 14 de jul de 2017 05:26 por Fabrizio Ferreira

A organização e o planejamento são fundamentais para quem deseja ficar em dia com a matéria estudada na sala de aula, passar em um vestibular, ou está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O caminho é longo e nem sempre é fácil, por isso, além de paciência, é preciso dedicação, estudo e, claro, muita organização e planejamento, afinal, são diversas matérias diferentes, com temáticas que não necessariamente conversam entre si, mas que tem a sua importância.

 

Para fazer um bom plano de estudo é preciso pensar em alguns detalhes essenciais na rotina do estudante que quer ter uma ótima nota no Enem. Como estabelecer um período de tempo, todos os dias da semana, para estudar e rever tudo aquilo visto nas aulas; estabelecer prioridades de estudo durante a semana, dedicando-se primeiramente ao mais fácil e, depois, ao mais difícil; e fazer exercícios de provas anteriores, para saber como os conteúdos são cobrados nas provas.

 

Para que seja eficaz, um bom plano deve conter itens importantes como objetivos – a curto e a longo prazo -, matérias a serem estudadas, dúvidas, anotações e horários determinados. Dessa forma, a tendência é que a pessoa siga o calendário rigorosamente, considerando, inclusive, períodos de intervalo e descanso para que a mente trabalhe de maneira mais saudável.

 

Para ajudar os estudantes que estão se preparando para o Enem, o BLOG EDUCAÇÃO separou algumas ferramentas online que servem para ajudar os estudantes a se organizar. A plataforma virtual da Secretaria de Estado de Educação (SEE), a Escola Interativa, também tem disponível alguns conteúdos para ajudar nos estudos e alguns exemplos de questões de anos anteriores do Enem. Confira abaixo, exemplos de aplicativos gratuitos que vão facilitar o planejamento dos estudos.

 

Além do mais, os inscritos no Enem 2017 devem ficar atentos ao cronograma do exame. O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou na App Store e no Google Play o aplicativo Enem 2017, que permite ao candidato acessar os dados da inscrição, cronograma, local de prova e cartão de confirmação de inscrição. Após o exame, será possível conferir o gabarito e até o seu resultado. Para este ano, algumas mudanças foram definidas. A principal alteração foi feita nos dias da aplicação das provas, que serão realizadas em dois domingos seguidos (em 5 e 12 de novembro).

 

 

Easy Study

O aplicativo funciona como uma agenda, permitindo que o estudante monte e trace o seu plano de estudos de acordo com as suas necessidades. Além de um cronograma estruturado, os alunos podem criar sessões por matérias ou temas, o que facilita a organização. A ferramenta é indicada, principalmente, para candidatos de vestibulares, concursos públicos e, claro, estudantes que desejam prestar o Enem.

 

Aprovado

O aplicativo é ideal para quem está prestando vestibular ou concurso, já que ajuda a organizar a rotina de estudos do aluno. Um dos seus diferenciais é o fato de que ele disponibiliza relatórios detalhados de desempenho e gráficos personalizados relacionados ao nível de estudo do aluno.

 

Agenda do Estudante

Desenvolvida por alunos do IFGoiano/Urutaí, visando simplicidade e leveza, a Agenda do Estudante foi feita para alunos se organizarem e terem, consequentemente, melhor desempenho nos estudos. Disponível para Android espera-se com o uso desse aplicativo realizar atividades dentro dos prazos combinados, dividir de forma equilibrada o tempo entre a vida acadêmica e a vida pessoal, conduzir o dia-a-dia com mais tranquilidade e menos estresse.

 

Study

Disponível para Android, o gerenciador de estudos promete que o usuário tenha tudo que estudou durante meses na palma de sua mão. Monte gráficos e tabelas, organize e gerencie com eficiência seu tempo de estudo e observe o aumento do seu desempenho.

 

Quizlet

O Quizlet cria atividades e jogos gratuitos e divertidos que ajudam você a estudar. Com acesso offline, o aplicativo permite estudar, a qualquer momento e em qualquer lugar. Crie ou pesquise uma vez o material de que precisa para estudar e ele ficará salvo no seu dispositivo para quando você quiser estudar, onde quer que esteja.

 

Aluno Digital

Aplicativo desenvolvido por alunos do Ensino Médio para realização de atividades virtuais e simulados. O aplicativo disponível na plataforma Android foi criado para facilitar a vida de colegas estudantes que vão participar do exame.

Postado em: Dicas — Eric @ 14:18

10 sites gratuitos para estudar para o Enem 2017

postado em 14 de jul de 2017 05:24 por Fabrizio Ferreira

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está chegando, e é bom se preparar, afinal, o caminho é longo. Na semana passada, o BLOG EDUCAÇÃO separou algumas dicas de ferramentas on-line gratuitas para montar um plano de estudo. Agora, as dicas são de sites que ajudam os estudantes a estudar de graça! A internet é uma ótima ferramenta de estudo, e, com muita disciplina e organização, é possível aproveitar conteúdos preparados exclusivamente para facilitar o aprendizado e aumentar as chances de aprovação nos vestibulares.

Existem vários sites que disponibilizam ferramentas interativas para ajudar o aluno a aprender todo o conteúdo. Além de videoaulas, testes on-line para conferir o desempenho na hora, jogos que tornam o aprendizado mais divertido ou mesmo calendários podem ser encontrados de forma fácil e gratuita na rede.

É claro que os livros didáticos são insubstituíveis, mas para se preparar é necessário ficar antenado com o mundo e utilizar outras plataformas de estudo é essencial. O estudante deve se informar a respeito dos assuntos do momento, ler jornais e revistas e assistir documentários sobre assuntos que estão em foco. Selecionamos alguns sites que irão lhe auxiliar a estudar e garantir bons resultados nas provas.

 

1.    Hora do Enem

O site é um projeto do Ministério da Educação desenvolvido especialmente para ajudar a reforçar os estudos de quem vai prestar o Enem. O site traz programas de TV, ensina a desenvolver um plano de estudos, faz sessões de simulados ao vivo e oferece uma plataforma de vídeos chamada Mecflix! A Hora do Enem traz ainda notícias, debate questões das provas anteriores e apresenta dicas legais para fazer bonito na hora da prova.

Site: http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem

2.    FGV Ensino Médio

A Fundação Getúlio Vargas tem uma plataforma para ajudar os alunos a se darem bem no ensino médio e no Enem. Ao se cadastrar gratuitamente, o estudante tem acesso a jogos, textos, atividades, vídeos e um grande banco de questões. A FGV é uma das instituições mais tradicionais do Brasil e o conteúdo oferecido é elaborado por especialistas na área.

Site: http://ensinomediodigital.fgv.br/enem

3.    Mundo Vestibular

O Mundo Vestibular é um dos sites mais tradicionais e completos para quem pretende fazer um curso superior. Lá você encontra conteúdos sobre faculdades, o que se estuda em cada uma delas, dicas para se dar bem no Enem, rankings com as melhores universidades, valor das mensalidades, dicas de estudo e todas as informações que você precisa saber sobre os programas de acesso ao ensino superior do Governo Federal (Sisu, ProUni, FIES).

Site: http://www.mundovestibular.com.br/

4.    PasseiWeb

O PasseiWeb disponibiliza gratuitamente uma enorme variedade de conteúdos que são abordados no Enem, em todas as áreas de conhecimento: Biologia, Inglês, Física, Geografia, Química, Matemática, Língua Portuguesa, Literatura, Filosofia, Sociologia e muitos outros.  O site também ajuda o candidato a se preparar para o aspecto prático da prova. Ao navegar pelo conteúdo, é possível aprender como se faz uma boa redação para o Enem, como adquirir ritmo de estudos, praticar seus conhecimentos em simulados, acessar bancos de questões, etc.

Site: http://www.passeiweb.com/

5.    Gramática Online

A nota da redação tem grande peso na média final do candidato, por este motivo, é indispensável dedicar boa parte do tempo de estudos a língua portuguesa. No Gramática Online é possível encontrar testes, textos explicativos, esclarecimento de dúvidas e videoaulas.

Site: http://www.gramaticaonline.com.br/

6.    Física Interativa

Como o próprio nome já diz, o site Física Interativa é totalmente voltado para o ensino da física para vestibular e ensino médio. O grande diferencial é que ele exibe aulas ao vivo e é possível esclarecer dúvidas com um professor especializado no assunto.

Site: http://www.fisicainterativa.com/

7.    Mande Bem no Enem

Para quem dispensa conteúdos muito extensos e é a favor da praticidade na hora de aprender, o Mande Bem no Enem é uma ótima opção. O site possui 42 videoaulas, todas interligadas e abordando os mais diversos assuntos.

Site: http://www.mandebemnoenem.com/

8.    Brasil Escola

O Brasil Escola é um portal voltado para alunos do ensino regular, todo conteúdo abordado é explicado de maneira simples e abrange diversas áreas de conhecimento. O site ainda oferece o serviço Plantão do Enem, para que o estudante possa tirar dúvidas em relação à questões do exame ou sobre outros detalhes.

Site: http://brasilescola.uol.com.br/

9.    Projeto Medicina

No Sisu, uma das notas de corte mais altas é a do curso de medicina. Pensando nisso, o site traz diversos conteúdos para que os alunos possam alcançar o sonho.

Site: https://projetomedicina.com.br/

10. Matemática Muito Fácil

A prova de Matemática e suas Tecnologias do Enem é composta por 45 questões, fato que exige muito preparo dos alunos. Conhecer o conteúdo de mais de um site sobre o assunto é fundamental para garantir o domínio completo do assunto.

Site: http://www.matematicamuitofacil.com/

Postado em: Dicas — Eric @ 15:59

Formatura dos alunos do Curso Técnico em Informática 2017

postado em 25 de abr de 2017 05:32 por Fabrizio Ferreira   [ 25 de abr de 2017 05:51 atualizado‎(s)‎ ]

Aconteceu neste sábado, 22 de Abril, a cerimônia de diplomação do curso Técnico em Informática da EE de Divisa Alegre. Esta foi a primeira turma a concluir esse curso na escola.

O curso tem duração de um ano e seis meses integra as disciplinas do ensino médio tradicional às disciplinas da área de informática. Apesar de ser um curso profissionalizante, não deixa de preparar também para o ingresso no ensino superior. Cerca de 50% dos formandos já estão com a vaga garantida na universidade. Muitos deles concluíram o curso já com matricula garantida em várias faculdades da região.

A dedicação e envolvimento sério dos professores Nielton Lima,  Flávio Rodrigues e da Coordenadora Pedagógica Josineide Carvalho. 

1-4 of 4